Sign up for PayPal and start accepting credit card payments instantly.
buy-cheap-domain

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Como aumento as visitas do meu Blog ou Site

Este Poste Pertence:http://www.ofimdavarzea.com


Essa pergunta é feita por centenas de blogueiros diariamente, inclusive o título poderia ter sido mais bem escrito, mas imagino que ninguém vá até o Google digitar “como fazer para aumentar o número de visitantes de meu site/blog?” ;-)

Blogueiros querem visitantes, lendo seu conteúdo e, de preferência, clicando em seus anúncios; e querem isso para já, todos têm pressa.

No mundo da Internet, onde tudo anda rápido e a moda de hoje cai no esquecimento amanhã, parece contraditório dizer que o segredo para ter uma boa visitação é tempo e paciência.

Tempo para agrupar uma boa quantidade de conteúdo, que será mais ou menos visitado dependendo, a longo prazo, do quanto as pessoas procuram por esse conteúdo nos mecanismos de busca.

Paciência para escrever sempre, ler muito e espalhar sua URL pela web, na forma de comentários relevantes em outros blogs, assinatura em emails, fóruns de discussão e onde mais for possível.

Há também o fator que nunca é demais lembrar: links. Os mecanismos de busca não têm como saber o quão maravilhoso seu conteúdo é. Eles são burros, não sabem ler; apenas catalogam frases para uso futuro. O que vai determinar se seus textos valem a pena ser mostrados (do ponto de vista da busca) são os links que apontam para seu site.

A regra é: se muita gente linka para esse lugar, provavelmente o conteúdo é bom. Simples assim.

E como eu consigo esse tal de link? Ah… essa é a parte que pode ser mais fácil, ou mais difícil, dependendo do que você escreve.

Se seu blog trata da sua maravilhosa experiência catalogando besouros míopes com transtorno bipolar da Ilha de Java, é bem provável que muito pouca gente vá ter o mesmo interesse.

O mesmo acontece se você mantém um blog pessoal. A menos que você namore o Reynaldo Gianecchini (para não dizer que não lembro das blogueiras), ou seja um serial-killer, ninguém vai ter interesse em linkar o que você escreve, não porque seu conteúdo é um lixo, mas porque só interessa a quem está lendo.

Seu cachorro morreu? Meus pêsames, mas ninguém vai escrever um post linkando o triste acontecimento, a menos que você seja um Dostoievski (encontrei umas 85 grafias diferentes desse nome, se estiver errado, ligue para o Procon). E pela mesma lógica, ninguém vai fazer uma busca por “meu cachorro morreu” (até vão, mas o número deve ser beeeeem pequeno).

Se seu conteúdo não é pessoal e mesmo assim a coisa anda devagar, há maneiras de melhorar isso, além do que já foi citado:

O Guilherme escreveu, lá no BR Point, um post bem interessante sobre o uso do “Subscribe to Comments” o plugin que possibilita receber comentários por email, além do “Show top commentators”.

Vale a pena ler também os comentários, onde se discute a questão do leitor distraído esquecer de desmarcar a caixa e começar a receber comentários no email sem querer.

Não esqueçam que é uma discussão entre os 200 nerds, a internet tem muito mais gente navegando.

Falando sério, se o seu conteúdo é visitado basicamente por usuários medianos de computador, desses que fazem busca até por “site do Google”, deixe marcado sem dó nem piedade. Afinal, seu leitor é o mesmo que clica em links que vão torná-lo administrador do Orkut.

Se seu público é mais sofisticado, uma boa pedida é colocar a opção de receber ou não os emails em um lugar mais visível, acima da caixa de comentários, por exemplo.

Continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário