
No jogo, cada raça alienígena tem diversas razões para querer exterminar a outra — motivos que também estão ligados ao passado remoto de cada facção. Além de terem um visual bastante diferenciado entre si, as raças alienígenas oferecem uma jogabilidade e história também diversicada: os Hierarchy são implacáveis máquinas gigantes que dominam quase todo o Universo e se utilizam de armamento pesado contra os inimigos; os Novus são robôs que se utilizam de uma tecnologia altamente desenvolvida e seu único objetivo é destruir os Hierarchy; e os Masari são os exploradores do espaço também desejosos de vingança contra os gigantescos robôs, tendo uma história mística ligada a antigas civilizações que habitaram nosso planeta.
Universe at War: Earth Assault apresenta diversos modos de jogo, tanto online, quanto offline. Estando offline, o jogador pode optar por passar pela campanha linear, acompanhando uma das facções alienígenas, ou jogar o modo conquista (conquer), que apresenta objetivos mais abertos, ou, ainda, o modo de batalha (skirmish), no qual se deve enfrentar a inteligência artificial em um cenário. Os modos online incluem batalhas tradicionais multiplayer, alguns modos com regras modificadas e um modo de "conquista do mundo" (conquer-the-world), no qual deve-se tomar e manter a posse de todo o planeta.
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